Página Inicial » Notícias » Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia tem vasta programação

De 23 a 26 de setembro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia promoverá a Semana da Comunidade em comemoração ao Centenário da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Os Campi de Colorado do Oeste e Ji-Paraná preparam uma vasta programação, que vai de atividades esportivas a rodada de palestras, todas com envolvimento de alunos, professores e servidores do instituto, bem como com a participação da comunidade.

Para o dia 23, o Campus de Colorado preparou o Dia da Integração, em que a comunidade será convidada a conhecer a instituição. Nesse dia haverá o descerramento da placa comemorativa do Centenário, atividades culturais, esportivas e o plantio da centésima árvore.

Em Ji-Paraná será realizada a ‘I Mostra de Cultura, Ciência e Tecnologia’, com estandes temáticos, palestras, oficinas e apresentações culturais. A Mostra de Cultura tem como objetivo dar visibilidade e socializar informações trabalhadas em sala de aula, abrindo as portas para visitação e disponibilizando à comunidade o produto do investimento realizado com base nos recursos públicos aplicados.

brasao

Clique aqui para visualizar a programação dos eventos do campus Colorado do Oeste

Clique aqui para visualizar a programação dos eventos do campus Ji-Paraná

Clique aqui para visualizar o Oficio circular convidando à Comemoração do Centenário Educação Profissional e Tecnológica no Brasil

O Centenário

Por um decreto de Nilo Peçanha, então presidente da República, o Brasil passou a contar com escolas técnicas federais espalhadas pelo país. O documento, assinado em 23 de setembro de 1909, criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que, ao longo do tempo, cresceu em tamanho e importância. As escolas de aprendizes e artífices deram origem às escolas técnicas federais que, por sua vez, foram transformadas em centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets), passando a atuar também no ensino superior.

Em dezembro do ano passado, os Cefets foram transformados em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A transformação, mais uma vez, não se deu apenas no nome. Os Institutos Federais foram investidos de grande responsabilidade na promoção de crescimento e desenvolvimento sustentável nas regiões em que se instalam. A transformação social é uma prerrogativa dos Institutos, um compromisso com a Nação.

« « Prazo para a inscrição dos trabalhos no Fórum Mundial termina em 20 dias.   Alunos do Campus de Colorado homenageiam a Pátria em desfile » »