Vem construir o seu futuro com a gente!


No PS 2021/1 as inscrições acontecerão em duas fases.
Na 1ª fase as inscrições serão abertas para os cursos técnicos. Já na 2ª fase será a vez de abrir inscrições para os cursos de graduação.

1ª FASE - 13/11 a 13/12/2020
Inscrições para cursos técnicos (integrados, subsequentes e concomitantes).
Critério de seleção: notas do Histórico Escolar.

2ª FASE - período a ser definido
Inscrições para cursos de graduação.
Critério de seleção: a ser definido.

 

 

Confira a tabela de cursos em cada campus do IFRO:

NÍVEIS DE CURSOS

Escolha qual nível e modalidade de curso é o melhor para você.

Free HTML5 Bootstrap Template

Atenção ao Edital, documentos anexos e cronograma!

Se você deseja se inscrever e concorrer a uma vaga, é imprescindível que leia todo o Edital, assim como os documentos relacionados ao nível de ensino que você escolher. Todas as informações oficiais serão publicadas na página do Edital, assim como os resultados e listas de chamada para pré-matrícula.

Edital

Documento oficial que estabelece as regras e procedimentos obrigatórios relacionados ao Processo Seletivo.

Manual do Candidato

Documento que traz informações sobre os cursos ofertados, unidades do IFRO, endereços, contatos e cronograma.

Cronograma

Tabela que informa as datas de cada etapa do Processo Seletivo. Fique atento(a) caso o Cronograma seja atualizado com novas datas.

Tutoriais de pré-matrícula

Instruções aos candidatos convocados para envio de documentos para iniciar o processo de matrícula.

Comunicados

Documentos que comunicam avisos importantes sobre o Processo Seletivo.

Anexos

São documentos auxiliares que integram o Edital. Cada anexo é direcionado a tratar de um assunto específico, podendo também ser um documento editável como ficha ou formulário.

Retificações

Documentos que eventualmente alteram alguma regra ou trecho de documentos oficiais do Processo Seletivo.

Documentos relacionados

São leis, decretos, resoluções ou portarias oficiais que regulam o Processo Seletivo.

Free HTML5 Bootstrap Template by FREEHTML5.co
Qual curso posso fazer?

Entenda como funcionam os níveis e modalidades de ensino

Integrado ao Ensino Médio

Para quem deseja cursar o Ensino Médio e ao mesmo tempo ter qualificação técnica. Neste nível, o estudante cursa as disciplinas regulares do ensino médio e também as disciplinas do curso técnico.
Requisito: Ensino Fundamental Completo
Duração: 3 anos

Subsequente ao Ensino Médio

Para quem já terminou o Ensino Médio e pretende ter uma qualificação técnica. Neste nível, o estudante cursa apenas as disciplinas do curso técnico.
Requisito: Ensino Médio Completo
Duração: até 2 anos

Concomitante ao Ensino Médio

Para quem faz o Ensino Médio em uma escola regular e deseja fazer ao mesmo tempo um curso técnico no IFRO. Neste nível, o estudante faz as disciplina de Ensino Médio em sua escola de origem, e cursa apenas as disciplinas do curso técnico no IFRO.
Requisito: Estar matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular em outra escola
Duração: 2 anos

Graduação (Ensino Superior)

Para quem deseja cursar uma graduação como tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
Requisito: Ensino Médio Completo
Duração: 3 a 5 anos

Testemunhos

Por que é tão bom estudar no IFRO?

  • “Gosto de estudar no IFRO porque é uma escola que começa do ensino médio e vai até a pós-graduação. Está sempre atento às necessidades dos alunos. Eu como aluna me sinto assistida por essa escola e por esses profissionais. E me sinto muito feliz em estudar aqui [...] O IFRO tem dado suporte para que meus sonhos não sejam adiados.”

    — Maria Alxiliadora da Silva / Aluna do Curso Técnico em Alimentos
    IFRO Campus Jaru

  • “Admiro bastante a forma com que o IFRO fomenta os alunos disponibilizando bolsas, estágios para que possam apresentar resultados de pesquisa em outros locais, participando de eventos, e que os alunos acabam tendo um intercâmbio de conhecimentos. Acredito que isso seja bem válido para a nossa formação enquanto alunos. ”

    — Lizianne Emerick / Aluna do curso superior de Engenharia Agronômica
    IFRO Campus Colorado do Oeste

  • “Gosto da nossa relação com servidores e profissionais em geral, que é um clima bem agradável. Gosto também da diversidade de projetos que o IFRO tem para adquirimos conhecimento e experiência ”

    — Arthur Sesana / Aluno do Curso Técnico em Agropecuária
    IFRO Campus Cacoal

  • “É o contato e a conversa. É o professor atencioso que te atende sempre que se precisa. É a coordenadora que te apoia e que te ouve. É o departamento que está sempre pronto para te receber, de apoio ao aluno. É a correria de sair da sala de aula, almoçar e correr para o projeto de pesquisa que a orientadora está esperando. São todas essas coisas que fazem o IFRO um lugar de desenvolvimento e que ser humano se adapta e evolui. ”

    — Maria Lustosa / Aluna do Curso Técnico em Informática
    IFRO Campus Porto Velho Calama

  • “O IFRO foi uma instituição que abriu portas para mim. Não só para mim, mas para muitas pessoas com deficiência. Nem todas as instituições estão prontas para receber uma pessoa deficiente. Na verdade nenhuma delas, mas a burocracia no IFRO foi muito menor. Pode vir! Você vai ser bem acolhido, bem abraçado por essa Institução maravilhosa. ”

    — Angélica Ferreira / Aluna de Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia
    IFRO Campus Guajará-Mirim

  1. Imagem1
  2. Imagem2
  3. Imagem3
  4. Imagem4
  5. Imagem5
FAQ

Perguntas Frequentes

  • Os cursos são gratuitos ou é preciso pagar mensalidade?

    No IFRO não há mensalidade, pois todos os cursos são 100% gratuitos. O Instituto Federal de Rondônia é uma instituição pública.

  • Como faço para me inscrever?

    É preciso acessar o site de inscrições, clicar na opção de curso de sua escolha e preencher os campos com seus dados pessoais até a confirmação da inscrição.

  • Haverá alguma prova? Qual será o critério de seleção?

    Durante a 1ª fase, direcionada às inscrições para cursos técnicos, não haverá provas. A seleção será baseada na média geral de notas do histórico escolar do candidato.

    Para os cursos técnicos INTEGRADOS será considerado o desempenho (notas/conceitos) do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental.

    Para os cursos técnicos CONCOMITANTES será considerado o desempenho (notas/conceitos) do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

    Para os cursos técnicos SUBSEQUENTES será considerado o desempenho (notas/conceitos) do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.

    Para os cursos de GRADUAÇÃO, que terão as inscrições abertas na 2ª fase, os critérios de seleção serão informados em breve.

  • Qual a diferença entre cursos técnicos nas formas de oferta INTEGRADO, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTE ao Ensino Médio?

    Na oferta integrada ao ensino médio, o aluno faz ao mesmo tempo, no IFRO, o ensino médio e o curso técnico escolhido. A oferta concomitante exige que o aluno esteja cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, em outra instituição de ensino; paralelamente, ele faz o curso técnico no IFRO. Para fazer um curso técnico na oferta subsequente, é necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio. A certificação é a mesma para todas as formas de oferta.

  • Qual a diferença entre cursos técnicos integrais e integrados?

    Os CURSOS INTEGRADOS são uma forma de oferta de cursos técnicos de nível médio. Os CURSOS INTEGRAIS se referem ao TURNO em que o curso é ofertado. No IFRO os cursos podem ser ofertados pela manhã (matutino), tarde (vespertino), noite (noturno) ou integral (manhã/tarde ou tarde/noite).

  • Eu já comecei a cursar o Ensino Médio em outra escola. Posso fazer a transferência para o IFRO?

    Se você foi aprovado no processo seletivo do IFRO, já tendo iniciado o Ensino Médio em outra instituição que não faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, precisará retomar o primeiro ano do Ensino Médio, porque as aulas dos cursos técnicos são desenvolvidas de forma integrada às matérias escolares. Para obter uma habilitação técnica, você pode participar da seleção para os CURSOS CONCOMITANTES.

  • Por que as inscrições para cursos de graduação serão feitas em outro momento?

    Devido aos efeitos da pandemia e do adiamento do ENEM 2020, o Instituto Federal de Rondônia optou por abrir as inscrições para os cursos de graduação em um período posterior, ao qual chamamos de "2ª fase de inscrições do Processo Seletivo 2021/1".

  • O IFRO adota alguma política de cotas?

    Sim. Hoje temos a reserva de vagas com base na lei 12.711/2012, que garante o mínimo de 50% das vagas para os candidatos oriundos de escola pública. E essas vagas são ainda subdivididas em renda menor que 1,5 salários mínimos por pessoa, independente de renda, e candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência. As demais vagas são destinadas à Ampla Concorrência.

  • O que é “Ação Afirmativa”?

    Do total de vagas oferecidas em cada seleção, para cada curso, modalidade de ensino, forma de oferta e turno, no mínimo 50% são reservadas para ação afirmativa, ou seja, para candidatos que estudaram integralmente na rede pública. Destas vagas, a metade está reservada aos candidatos que comprovarem renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família; e, dentro destas últimas, 50% das vagas são reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.

  • Caso tenha outras dúvidas, entre em contato com a Coordenaçao de Exames e Admissão do IFRO pelo e-mail: processo.seletivo@ifro.edu.br